TATUAGENS COM HIGIENE E SEGURANÇA


Para não correr quaisquer dos riscos acima descritos, existem algumas coisas que pode e deve fazer antes de ser tatuado, sendo o mais importante a obtenção de boas referências relativamente ao local onde irá fazer a tatuagem. Logo que esteja no estúdio e nas mãos do tatuador, existem ainda vários outros pormenores aos quais deve estar atento.

  • O estúdio de tatuagem deve estar imaculadamente limpo, exibindo um ambiente estéril e higiénico. Deve conter recipientes próprios para acolher utensílios, agulhas e luvas susceptíveis de risco biológico (uma vez que entraram em contacto com sangue ou outros fluidos corporais). O espaço deve ainda dispor de um local apropriado para desinfecção, com água fria e quente.
  • Informe-se sobre os métodos de limpeza e de esterilização que utilizam nos seus equipamentos. Dispõem de uma autoclave (aparelho próprio que esteriliza equipamento através de calor húmido sob pressão) ou recorrem à desinfecção manual com substâncias próprias? Todo e qualquer equipamento que não possa ser submetido à autoclave, deve ser desinfectado com detergentes próprios para o efeito.
  • O tatuador deve lavar as suas mãos e a área a tatuar antes de começar. Deve ainda utilizar luvas durante todo o procedimento, limpando frequentemente a zona do corpo onde trabalha, até terminar. Também as luvas devem ser novas e descartáveis.
  • Certifique-se que o tatuador abra as embalagens das agulhas à sua frente. Estas devem estar embaladas individualmente e utilizadas apenas uma vez.
  • Certifique-se que o tatuador utilize embalagens frescas de tinta, abrindo-as à sua frente.
  • Se o tatuador sair da sua beira durante o processo de tatuagem (seja para atender o telefone ou outro cliente, por exemplo), quando voltar peça-lhe para calçar um par de luvas fresco.
  • As áreas de trabalho às quais o tatuador terá acesso durante o processo de tatuagem devem estar cobertas com plástico transparente, para evitar o risco de contaminação cruzada, uma vez que as suas luvas já estiveram em contacto com vários objectos e, sobretudo, com a sua pele.
  • Se tem a pele sensível e/ou receio de uma possível reacção alérgica, converse com o seu tatuador. Em muitos estúdios é possível efectuar um teste prévio da tinta para assegurar que não existirá qualquer reacção dermatológica ou alérgica uma fez feita a tatuagem.
  • Se for alérgica a látex, informe o tatuador, pedindo-lhe para não utilizar esse material (nomeadamente, as luvas) durante o processo de tatuagem.
  • Se não toma a vacina do tétano há mais de dez anos, faça-o antes de ser tatuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário